Macadâmia

ORIGEM:  

As nozes de macadâmia são os frutos da nogueira macadâmia (macadamia integrifolia), nativa da Austrália, originalmente encontrada em florestas naturais, podendo atingir até 15 metros de altura. Pertence à família de plantas Proteaceae, cuja noz é considerada a mais saborosa entre as nozes comercializadas no mundo. Possui folhas elípticas e nozes extremamente duras e amadeiradas.

VITAMINAS:

As nozes de macadâmia, além de serem extremamente saborosas, possuem importantes vitaminas e minerais, alguns dos quais incluem vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro, ácido fólico, manganês, proteínas, tiamina, riboflavina, niacina e folatos. Além de conter quantidades moderadas de zinco, cobre, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, gorduras saudáveis ​​e os poderosos antioxidantes, como os polifenóis, aminoácidos, flavonas e selênio.

APLICAÇÃO:

Além de ser usada para alimentação, a macadâmia também é utilizada em outras indústrias, principalmente na de cosméticos, para a produção de sabonetes, aromatizantes, incensos e hidratantes. O óleo extraído da macadâmia também é utilizado para cosméticos e fins farmacêuticos.

CURIOSIDADES:
Os frutos caem naturalmente das árvores quando estão maduros, neste momento os frutos têm um teor de umidade aproximado de 25% b.s. (base seca). Após a colheita, os frutos seguem para uma unidade de pós-colheita para remoção do carpelo (que é uma segunda casca externa), seleção e armazenamento das nozes em casca. Este é um dos momentos mais delicados para a qualidade da amêndoa, pois um baixo índice de umidade colabora para a melhora da qualidade.

Este também é um dos momentos mais críticos para a qualidade da macadâmia, pois o alto teor de umidade da macadâmia em casca acelera a germinação e quando não manuseado corretamente eleva consideravelmente a porcentagem de amêndoas mofadas.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE:
A riqueza em fibras e outros minerais, como magnésio e potássio, presentes na macadâmia auxiliam em diversos tratamentos, como na saúde do coração, na redução do colesterol e pressão sanguínea. Os flavonoides presentes na macadâmia atuam como antioxidantes, podendo ajudar também no tratamento de diabetes e no rejuvenescimento da pele e do cabelo.

As nozes de macadâmia também são ricas em ácidos graxos monoinsaturados, o que pode tornar as plaquetas menos pegajosas e menos propensas a formar coágulos nos vasos sanguíneos, o que também ajuda a evitar ataque cardíaco ou derrame.

A macadâmia também possui ácido oleico, que mantém a pressão arterial baixa e ajuda a prevenir acidente vascular cerebral, contribuindo para preservar assim a saúde do cérebro. Possui também o ácido palmitoleico, um componente importante da mielina (uma camada gordurosa que protege as células nervosas do cérebro). O ômega-9 presente nesta noz ajuda a melhorar o humor, além de ser importante na prevenção da doença de Alzheimer.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:
Sendo a macadâmia um produto natural, sua composição nutricional pode variar em função de clima, variedade e tratos culturais. Apresentamos abaixo uma tabela com valores nutricionais médios para 15g (uma colher de sopa) de macadâmia crua.